segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Maquiagem: aliada ou inimiga dos olhos?



Maquiagem: aliada ou inimiga dos olhos? Esta é uma boa pergunta, ela na verdade é uma boa aliada, mais o mal uso ou até o uso incorreto, podem trazer sérios problemas.

Uso compartilhado ou vencido dos produtos pode causar irritações



Quando se fala em maquiagem para olhos as mulheres tem mil e um truques para realçar a beleza. Rímel, lápis para os olhos, delineador, sombra, vários são os produtos usados para isso. Mas o que muitas desconhecem é que tudo isso pode causar sérias irritações oculares quando usado de forma irregular.

?Os problemas mais comuns são olho seco, alergia e irritações. E nesses casos o tratamento deve ser feito rapidamente, pois podem evoluir até para uma irritação crônica?, afirma o oftalmologista André Rangel, membro da Academia Americana de Oftalmologia (AAO).

Vários são os fatores causadores dessas alergias, mas os que mais se destacam são o uso compartilhado dos produtos e o uso fora da data de validade. Compartilhar maquiagem com outras pessoas pode trazer riscos, pois fungos, bactérias e alergias podem ser transmitidos e causar a contaminação ocular.





Os cuidados com a seleção, a aplicação e a remoção dos produtos são fundamentais para evitar qualquer problema. A conservação também deve ser feita de modo adequado. Eles devem ser mantidos em local seco, tampados e sem exposição ao sol.

Além disso, o oftalmologista ainda alerta: "quando consumimos algum produto, seja qual for, o mais importante é verificar sua data de validade, se já estiver vencido o seu uso não é aconselhável. Compre sempre produtos de boa procedência, verifique se é hipoalergênico e se foi testado oftalmo e dermatologicamente?.

A maquiagem velha se torna um ambiente propício para a proliferação de fungos, por isso qualquer alteração, no cheiro, cor ou consistência desses produtos é sinal que algo está errado e deve ser trocado.

E no caso de alguma irritação nos olhos ?suspenda imediatamente o uso da maquiagem, e procure um especialista, para fazer o tratamento correto. Mesmo o uso de soro fisiológico para limpeza e colírios em excesso podem ser prejudiciais?, recomenda o médico.


Por favor, deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário