segunda-feira, 31 de outubro de 2011

Dicas de um Bronzeado Perfeito




Meninas que saudades de postar aqui no meu cantinhooo...Andei sumida pois estava de mudança, graças á Deus mudei para minha casa própria...andei também aproveitando o verão para curtir uma boa praia, e como toda mulher preocupada, com a pele e que cuidados tomar na hora de se bronzear...Resolvi que a minha primeira postagem do ano seria,passar para vocês leitoras dicas de como se bronzear, sem ficar com manchas ou vermelhidões no corpo.


Então fiz uma boa pesquisada e coloquei aqui fatores importantissímos, para você que esta pensando em  viajar este final de semana.


Ficar com um bronzeado perfeito é desejo de todas as mulheres, pois a cor mais morena faz você parecer mais magra, disfarça algumas manchas e transmite uma imagem saudável, um trio de motivos irresistíveis, que te fazem querer passar o verão inteiro embaixo do sol. Mas não adianta querer ficar bronzeada de um dia para outro a não ser que dolorosas queimaduras e o envelhecimento precoce também estejam nos seus planos.


Esse também é o caminho mais rápido para o melanoma, o mais perigoso tipo de câncer de pele , afirma a dermatologista Ewalda Von Rosen Seeling Stahlke, de Curitiba, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.


Ou seja, trate de incluir a proteção na bagagem. Vá à praia ou à piscina munida de óculos escuros, chapéu e protetor solar e comece a usufruir de todos os benefícios trazidos pelo sol e eles não são apenas estéticos.


A luz natural também é uma grande aliada da sua saúde, porque faz o organismo absorver a vitamina D -- substância que melhora a absorção do cálcio encontrado nos alimentos. Esse mineral é indispensável para a formação e a manutenção dos ossos, prevenindo a osteoporose (doença em que o esqueleto fica enfraquecido). Basta meia hora de exposição aos raios solares por dia para você obter os benefícios.


Agora, se a morenisse está na sua lista de objetivos, redobre os cuidados. É importante aplicar o filtro solar cerca de 20 minutos antes do banho de sol, tempo para que o produto seja absorvido; reaplicar o filtro a cada duas horas e evitar o horário entre 10 e 16 horas , alerta a dermatologista. A seguir, ela enumera uma série de dicas preciosas e receitas que vão deixar a sua pele preparada para um bronze de dar inveja, além de prolongar a cor por muito mais tempo.







Betacaroteno para ficar no tom do verão


Alguns alimentos melhoram o aspecto da pele e intensificam naturalmente o bronzeado. Dias antes de se expor ao sol, capriche na ingestão de cenoura, mamão, manga, melão, abóbora, laranja e as folhas verdes (como salsa, repolho, couve, espinafre e agrião) ricos em betacaroteno, nutriente que se transforma em vitamina A no organismo e é vital para o crescimento e a renovação das células.


Mas, ao contrário do que muita gente pensa, esses alimentos não estimulam a melanina (pigmento responsável pelo bronzeado). Na verdade, o caroteno se deposita na pele, conferindo-lhe um tom amarelado e isso acontece mesmo na ausência dos raios solares. Para saber se você está ingerindo grandes quantidades de betacaroteno, observe a palma das mãos. Se ela fica amarelada, é sinal de acúmulo da substância. Para o estoque na pele diminuir e a coloração desaparecer basta interromper a ingestão , explica a médica de Curitiba.


Cuidado ainda se você tiver muito clara, pois há o risco de surgir um tom amarelado artificial. Já nas pessoas morenas a coloração produzida pelo pigmento tende para o dourado. Para ativar o poder bronzeador, o ideal é ingerir três cenouras diariamente. Incremente seu cardápio com duas receitinhas de sucos, turbinados com caroteno, e faça o seu bronze arrasar nesse verão.





Anote ai as receitinhas:

Suco bronzeador:





Ingredientes



  • 1 copo pequeno de suco de laranja



  • 1/2 beterraba crua e



  • 1 cenoura média




Modo de preparo


Centrifugue a cenoura e a beterraba e misture ao suco de laranja





Vitamina do verão





Ingredientes






  • 1/2 beterraba



  • 1/2 cenoura



  • 1/2 maçã



  • 1 col. (sopa) de salsinha



  • 100 ml de água-de-coco




Modo de preparo


Bata todos os ingredientes no liquidificador. Coe se achar necessário e tome com gelo.





Filtro solar





Não cometa o erro de comprar um frasco com fator de proteção solar (FPS) mais elevado e, na praia ou na piscina, passar o produto apenas uma ou duas vezes durante o dia. O ideal é e usar no mínimo filtro com fator 15, que protege contra os raios UVA e UVB , ensina a dermatologista Ewalda. Se optar por um fator mais alto, a regra é a mesma.





Também é importante seguir as instruções de uso do protetor. A quantidade que cabe no dedo indicador, muitas vezes usada para proteger um braço inteiro, serve apenas para uma área equivalente ao dorso da mão. Quanto mais lento for o processo de bronzeamento, mais tempo ele vai durar. Se a pele receber de uma só vez uma grande carga de radiação, provavelmente vai queimar e descamar , explica a especialista. Já com a exposição gradual e com fotoproteção, ocorrerá a produção de melanina e o resultado será mais satisfatório.





Cuidado com as manchas!




Fique longe de substâncias que podem provocar manchas na pele com a exposição ao sol. Evite o contato com frutas ácidas, como laranja e limão e até mesmo o uso de perfumes cítricos e passe longe de produtos caseiros para bronzear. Todas as plantas que possuem seiva podem causar queimaduras , alerta a dermatologista de Curitiba.





Após fazer a depilação, observe se a pele está sensível, apresentando vermelhidão. Tomar sol nessas condições é pedir para pintar o corpo todo de manchas. O ácido retinóico, compoenente de muitos tratamentos de beleza, também é um imã para essas marquinhas. Evite usá-lo no verão ou, se não for possível, passe longe de sol e nem pense em esquecer o filtro.







Faça o bronze durar, durar


A hidratação é um fator muito importante para prolongar a duração do bronzeado. Ficar deitada na esteira borrifando água sobre o corpo não resolve nada. A hidratação da pele é feita das camadas mais profundas para as mais superficiais. O iodo e o sal (no caso da praia) e o cloro (no caso da piscina) ressecam muito a pele, agressão minizada com o uso de um bom filtro solar.





É recomendável ainda tomar uma ducha de água doce após o mergulho e reaplicar o filtro solar. Durante o banho de sol, beba muita água e evite o álcool, que desidrata demais , aconselha Ewalda. Depois da praia, tome bastante água e use hidratantes à base de uréia, que ajudam a reter o líquido na epiderme. Óleo de semente de uva e de maracujá também são ótimos componentes para a hidratação.





Máscara amaciante de uva





Indicação: para qualquer tipo de pele que esteja dando sinais de ressecamento ou desidratação





Ingredientes



  • 1 xícara de uva fresca com pele e bem lavada



  • 1 xícara de chá de água



  • 2 colheres de chá de óleo de semente de uva (à venda em drogarias ou lojas de produtos de beleza)



  • 1 colher de sopa de farinha de trigo




Ferva a água. Acrescente as uvas e deixe cozinhar por uns cinco minutos. Retire do fogo e amasse bem as frutas até obter um suco. Coe e espere amornar. Acrescente o óleo de semente de uva e a farinha de trigo. Misture até formar uma pasta. Passe no rosto limpo. Deixe agir por 30 minutos e enxágüe com água de morna para fria. Repita a dose sempre que sentir a pele áspera e esbranquiçada.





Máscara para pele bronzeada





Indicação: para atenuar linhas de expressão, hidratar e refrescar a pele exposta ao sol.





Ingrediente



  • 1 coco verde




Retire a água do coco e conserve. Abra o fruto, raspe a polpa (aquela carne branca) e coloque no liquidificador junto com a água-de-coco reservada. Bata até virar uma pasta. Aplique no rosto limpo e deixe agir por 20 minutos. Retire com água fria. Você pode repetir essa aplicação sempre que se expuser ao sol. Deixe a pele lisinha e bronzeada Remover as células superficiais da pele ajuda a deixar o bronzeado evidente. Quando você esfolia a camada morta da epiderme, traz à tona a cor que está por baixo. Com isso, o dourado adquirido na praia se prolonga por mais dias. Uma esfoliação caprichada também serve para evitar que surjam desagradáveis manchas pós-sol. E ainda deixa seu corpo e seu rosto macios. A pele gosta de massagem. Ao esfoliar, só é preciso tomar cuidado para não agredi-la , explica Ewalda. Siga este passo-a-passo uma vez por semana: tome banho com seus produtos de limpeza habituais, tire o excesso de água, aplique uma quantidade generosa de esfoliante e massageie sem usar força excessiva. Enxágüe bem até remover todos os resíduos.



Por favor, deixe seu comentário!

Nenhum comentário:

Postar um comentário