sexta-feira, 11 de março de 2011

Manchas na pele no Verão


Cuidados com a pele

Não ha nada pior do que ter uma pele manchada mas nada de

desespero e possivel evitar o seu aparecimento e caso elas já

tenham se instalado existem tratamentos que acertam em

cheio o problema.

Já ouviu falar em melasma? Esse é o nome que recebem as famosas manchas de pele. Elas aparecem, principalmente, no rosto, colo e mãos, por serem regiões que naturalmente ficam mais expostas aos raios solares. Mas o sol não é o fator desencadeante.

Elas podem surgir devido a alterações hormonais, seja por causa da gravidez, uso de contraceptivos orais ou tratamentos de reposição hormonal depois da menopausa. Todas essas situações podem estimular um hormônio que faz com que a pele produza mais pigmento, que se intensifica com a luz solar. O resultado são manchas marrom-acastanhadas, que podem e devem ser prevenidas ou amenizadas quando já ganharam espaço.

Em combate
O uso do filtro solar de amplo espectro, inclusive em dias nublados, é fundamental para prevenir seu aparecimento. Não esqueça de reaplicá-lo várias vezes. Há também anti-oxidantes que podem ser ingeridos oralmente e cremes à base de polifenois, extrato de uva e também os concentrados de ácido elágico (extraído da romã), que evitam o seu aparecimento.

Um dos tratamentos mais requisitados para disfarçá-las é o peeling, uma espécie de esfoliação da pele. Os tradicionais são rigorosos quando o quesito é se expor ao sol, por utilizarem ácidos. Por esse motivo o tratamento com peeling químico é indicado para ser feito no outono ou inverno. Porém, o peeling herbal permite que o paciente se exponha ao sol no décimo dia de tratamento, sempre usando filtro solar, pois utiliza substâncias naturais. “Ele é indicado para pessoas de qualquer idade e apresenta resultados satisfatórios em peles morenas. Já nas claras, bastam poucas aplicações para suavizar o problema”, destaca Dr. Carlos Alberto Cruz Mello.


Nos primeiros quatro dias de aplicação a pele fica aquecida e com um aspecto avermelhado, semelhante a uma insolação. O uso de protetor solar é indispensável e a exposição ao sol deve ser evitada. A pele começa a descamar entre o quinto e o sexto dia. “Não se deve remover a camada da pele esfoliada com as mãos, a fim de evitar o surgimento de graves lesões na pele”, enfatiza o especialista.

É importante continuar o tratamento em casa com cremes clareadores específicos, que serão indicados por um profissional. Daí a importância do acompanhamento médico. É ele quem vai determinar o tipo de creme que você vai utilizar e por quanto tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário