sexta-feira, 11 de março de 2011

De olho no cuco. 30 minutos adiantam, sim!


Os habitantes da atual era sempre estão de olho nos segundos. Descubra como um treinamento de 30 minutos pode ser tão eficiente e certo ao seu tempo.

É comum hoje encontrar academias que oferecem resultados satisfatórios com treinamentos de 30 minutos. Mas será que valem mesmo a pena?

De acordo com o médico especialista em medicina esportiva, Dr. Cohen, 30 minutos de treino podem ser suficientes para alguém que busca emagrecer ou melhorar seu condicionamento físico. Isso porque “qualquer treinamento, mesmo que por pouco tempo, vale a pena”. Contudo, você não terá grandes benefícios se realizar as atividades num nível muito abaixo ou acima dos limites de seu corpo.

“O trabalho deve ser feito com orientação e em caráter progressivo, de acordo com o condicionamento físico de cada um”, diz Dr. Cohen.

Uma prática exagerada, sem o devido condicionamento físico, pode fazer da atividade física um perigo, ocasionando males a sua saúde, como problemas cardiovasculares e lesões ortopédicas.

“Toda a prática exagerada e sem orientação pode se reverter de forma maléfica”, completa o médico.

Dr. Cohen explica como é feita a atividade: “Normalmente, num primeiro momento, os exercícios são feitos em dias alternados, deixando a musculatura trabalhada relaxar um pouco. Depois, o ritmo é aumentado gradativamente”.

Em geral, o circuito de exercícios é iniciado por alongamentos e aquecimentos, seguidos de bicicleta e esteira, exercícios aeróbicos leves, e por último, os exercícios de resistência e levantamento de pesos, por exemplo. Essa prática pode ser diária, se forem trabalhados músculos diferentes a cada dia.

O mais importante é nunca deixar de consultar um especialista. É ele quem irá orientá-lo sobre os melhores exercícios e esforço que seu organismo permite.

Nenhum comentário:

Postar um comentário