sexta-feira, 11 de março de 2011

Ao gosto brasileiro


Degustar a culinária japonesa é agradável, virou moda e nas grandes cidades não é nada difícil, já que há um restaurante assim em cada esquina. Mas nem todo o cardápio é o que parece. Quando se freqüenta rodízios então, o perigo de ganhar uns quilos a mais é alarmante.

De acordo com a nutricionista Teresina Mendes dos Santos, todo cuidado é pouco na hora de degustar os típicos sushis, sashimis e companhia. “Não é porque a comida é natural que não possui calorias. Alguns pratos são menos calóricos do que os outros, mas se qualquer um deles for consumido em excesso, haverá ganho de peso”, afirma.

No amplo cardápio desses locais, os mais indicados são os peixes da melhor qualidade como salmão, atum, robalo, namorado ou linguado. Mas antes do consumo é importante observar a aparência, que deve ser de cor suave, e se o odor está leve. Além disso, atente para os ingredientes do prato e complementos da composição, pois são eles que vão fazer você ganhar uns quilinhos a mais.

Mesmo o arroz branco preparado sem sal nem gordura é fonte de carboidrato e aminoácidos e deve ser ingerido em porções moderadas. Para se ter idéia, um simples sushi de camarão contém 40 calorias. Já o Califórnia, arroz recheado com manga, kani, maionese, pepino e alga marinha envolto em gergelim arremata 50 calorias por unidade. E os campeões são os que precisam ser fritos, como o tempurá de legumes, verduras, frutos do mar, que traz 80 calorias em uma única unidade.

Da próxima vez que for convidada para um rodízio de comida japonesa, aprecie com moderação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário